Clarice

julho 11, 2008 comente Backlinks

Clarice Lispector

"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."
(Clarice Lispector)




Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, com o nome de Haia Lispector, filha de Pinkouss e de Mania Lispector. Seu nascimento ocorreu durante o trajeto por várias aldeias do país, em fuga à perseguição dos judeus e pouco antes da emigração da família em direção à América. Chegam a Maceió em março de 1922 e por iniciativa de seu pai, à exceção de Tania — irmã, todos mudam de nome e Haia passa a se chamar Clarice.

Era discreta em público, evitando falar de sua intimidade, mas seus textos revelavam sua densa personalidade.

Em 1944 publicou seu primeiro romance - "Perto do Coração Selvagem". Seu romance mais famoso talvez seja "A Hora da Estrela" - o último publicado antes de sua morte. Em artigo publicado no jornal "The New York Times", no dia 11/03/2005, a escritora foi descrita como o equivalente de Kafka na literatura latino-americana. A afirmação foi feita por Gregory Rabassa, tradutor para o inglês de Jorge Amado, Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa e de Clarice.

Faleceu de câncer em 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu 57º aniversário.


Aprenda mais sobre Clarice Lispector:
Releituras;
Clarice por Clarice;
TV Cultura - Alô Escola;
Jornal de Poesia.

Comentários:

Escreva seu comentário:

 

Tema para Blogger Clarice por :: Blog à La Carte :: | 2008 |
Ícones por FamFamFam